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#Fica a dica! Nº 1

imagem de 3 pessoas, uma mulher e dois homens usando notebooks sobre uma mesa.

Que tal o Word ler seu texto para você!

Olá, este post inaugura a sessão “#Fica a dica!”, onde iremos postar dicas sobre os programas que utilizamos em nossos cursos aqui na Informática Vitória.

Para começarmos selecionamos um recurso interessante, porém desconhecido da maioria dos usuários este recurso é o “Falar”, nele o Microsoft Word, lê o texto selecionado para você. Muito útil para estudar um conteúdo ou ler algum documento enquanto acessa seu e-mail ou redes sociais. Sem mais delongas confira no post abaixo o passo a passo para ativar e utilizar este recurso.

Como selecionar o comando “Falar”.

1- Localize a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Recorte da tela onde é exibida a barra de ferramentas de acesso rápido do Word.
Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

2- No menu a seguir, clique na opção “Mais comandos”

Imagem exibindo um menu suspenso, onde há destaque para o comando "mais comandos..." e uma seta com uma caixa de texto escrita: "clique aqui".
Menu suspenso – Barra de ferramentas de Acesso Rápido

3- Clique na lista Escolher comandos em e selecione a opção “Todos os comandos”

Imagem da tela de Opções do Word
Tela: Opções do Word

4- Selecione a opção: “Todos os comandos”

Imagem da opção "Todos os comandos", localizada nas opções do Word.
Opção: “Todos os comandos” – Tela: Opções do Word

5- Após clicar em todos os comandos, role a lista até achar a opção “Falar”, como mostra a figura abaixo:

Opção Falar, localizada na tela de opções do Word
Opção: Falar – Tela: Opções do Word

6- Após localizar o comando “Falar”, clique no botão “adicionar” para que ele seja inserido no painel ao lado direito da tela.

imagem do botão adicionar, localizado nas opções do Word
Tela: Opções do Word – Botão: Adicionar

7- Clique em OK. Para confirmar a inclusão.

Agora o comando “Falar”, estará localizado na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.

Imagem da barra de ferramentas de acesso rápido, exibindo o comando Falar.
Botão: Falar – Tela: Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Mas do que vale ativar um comando e não saber usá-lo, não é verdade?

Sabendo disso, colocamos abaixo o procedimento para utilizar este recurso escondido do Microsoft Word.

Como utilizar o comando “Fala”?

1- Para começarmos digite um texto, cole ou abra algum documento localizado em seu computador.

2- Selecione o trecho do texto para que o Word possa fazer a leitura.

3- Agora clique no botão “Fala”.

Não se esqueça de verificar se as saídas de áudio de seu computador estão funcionando perfeitamente para que o recurso funcione.

Espero que tenham gostado dessa dica, em breve voltaremos com mais dicas para Word, Excel, Power Point, Access e outros programas que utilizamos em nossos cursos.

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